IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - UMA BÊNÇÃO CHAMADA FAMÍLIA

 

foto-de-familiaI ENCONTRO DA FAMÍLIA

UMA BÊNÇÃO CHAMADA FAMÍLIA

SERMÃO

Uma vida de liberdade na família

Introdução

Casamento é compreendido por muitos como uma prisão. O próprio termo usado para quem está casando é: “Fulano está se amarrando” ou “Vai enforcar-se amanhã”. Existe até para alguns a tradicional “despedida de solteiro”.

Como tem sido o seu casamento? A sua vida em família? Como um dos membros dela?

Se você não fosse crente, tivesse outro lugar para ir, outra pessoa com quem ficar ou para amparar você, ainda estaria casado, na família que você tem?

Longe de ser um peso, um suicídio ou coleira, Deus elaborou este projeto para que fosse uma bênção para você. Se você não tem visto sua casa como esta bênção, o problema não está na mulher, nos filhos difíceis ou na sogra, mas na incompreensão das dádivas de Deus para você. O relacionamento difícil dentro da família muitas vezes não acha explicações nos problemas presentes, mas no passado, no início, no momento em que tudo começou.

O que levou você a casar?

- Uma gravidez indesejada?

- Uma necessidade financeira?

- Alguém para lavar a roupa?

- Não querer ficar pra titio (a)?

O que levou você a ter filhos?

- Receber a renda do Bolsa Família?

- Salvar o casamento?

- O medo de não poder ter filhos depois?

Um começo mal projetado nos faz entender que nada está certo no meio da jornada, mas lembre-se: Deus é alguém que transforma situações, que coloca as coisas nos devidos lugares, que nos ajuda no meio da trajetória, mesmo quando nós não iniciamos com Ele, e por isso, começamos errado.

O tema do nosso encontro é “Uma bênção chamada família” e se é bênção vem de Deus (Tg.1.18)

O projeto de Deus pro passado, para a primeira família ainda tem valor para nós, sendo assim os planos e diretrizes de Deus não mudaram, continuam sendo os mesmos. E seu plano e diretriz não tem como propósito nos controlar, mas nos conduzir para desfrutar totalmente da bênção familiar que ele projetou.

Mas o que a Bíblia diz sobre a família?

Vamos voltar ao projeto inicial de Deus por que tudo aquilo que veio depois como atividade humana está maculada pelo pecado e suas adequações vêm sempre acompanhadas de falhas e remendos:

1. O projeto inicial de Deus é que homem e mulher estivessem em parceria com Ele (Gn.1.26)

Deus é o governador de tudo e fez o homem e a mulher para que governassem este mundo com Ele. Não somos governantes da criação ao nosso bel-prazer, mas mordomos daquilo que Deus criou, e isto inclui a família. No casamento, não são os meus interesses que devem prevalecer, mas os interesses de Deus. E qual o interesse de Deus?

- Se tratando da criação é que o ser humano governe;

- Quanto ao relacionamento é que o homem ame;

- e a mulher respeite;

- e que o pai compreenda;

- e que o filho honre.

Eu sei que a vontade que dá, às vezes, é quebrar todos estes mandamentos e agir como governante e não como mordomo de tudo, mas ao agirmos assim veremos os maremotos, terremotos, catástrofes e falta de água no lar. A família responde da mesma forma que a natureza, quando o ser humano a agride.

2. O projeto de Deus é que o ser humano compreenda a necessidade real de viver em comunidade familiar (Gn. 2.18-20)

Cada animal foi levado ao homem para que ele desse o seu nome e por ele mesmo percebesse a necessidade de sua companheira.

Quando o incentivo é externo o início do relacionamento deixa de ser prazeroso (ex.: gravidez indesejada, pressão dos amigos, medo de ficar só por que todo mundo está casando, etc.).

Mas aí você vai dizer: Pr. O senhor avisou tarde demais, e agora? Agora meu irmão é hora de olhar pra mulher que está ao seu lado, pro marido com quem você tem vivido e viver conforme o propósito de Deus. É pedir ao Senhor que não esteve no início do relacionamento para fazer parte deste grande empreendimento que é a sua casa. É entender que embora as coisas não tenham começado direito, a pessoa que está aí do lado é alguém de quem você precisa, por isso...

3. O projeto de Deus é que o casal veja um ao outro como um presente ofertado por Deus do qual ele precisa (2.20,21)

Em que momento do texto nós vemos o homem pedindo uma esposa? Em nenhum lugar ele esboça com palavras esta petição, mas ele havia sentido a necessidade da esposa.

A mulher que você tem meu irmão é um presente de Deus pra você, e se é dEle então é uma bênção. A família que você tem irmão e irmã é um presente de Deus, então é uma bênção. Deus olhou pro vácuo e viu que precisava de luz, olhou pra terra e viu que precisava de relva, pro mar e viu que precisava de peixe, pro homem e viu que precisava da mulher. Você não pode querer ser aquele machão que age em casa como se não precisasse de ninguém, pois foi Deus que disse que você precisava dessa mulher que está vem te acompanhando durante todos estes anos. Mas você também mulher não pode querer ser independente, como se, por causa do salário que recebe, não precisa mais do marido (Eva estava com o fruto do conhecimento do bem e do mal na mão, acreditando que conquistaria o mundo (afinal, eram estas as promessas da serpente) e não se importou de conversar com o homem para saber o que ele achava, mas comeu)

4. O projeto de Deus é que a família veja sua criação e permanência como uma união espiritual (Gn.2.24)

A família só desliga-se para formar uma nova família (v.24). Essa união é projetada por Deus e que para o casal se concretiza no ato sexual (uma só carne). É por isso irmãos que o relacionamento sexual fora do casamento é abominável pra Deus, por que está fora do seu projeto, pula etapas do seu plano. Dessa relação que não é apenas física, mas espiritual, surgem os filhos como herança e bênção do Senhor.

Mas embora a união encontre seu ápice no relacionamento sexual, o dia-a-dia fortalece esta união; sendo assim temos uma palavra: CUMPLICIDADE.

Homem e mulher estavam nus e não se envergonhavam (v.25). Esta união os fazia desnudar-se completamente diante do outro. A cumplicidade amados denota:

Confiança, credibilidade (não preciso esconder nada de você), medir-se da mesma forma (se é assim que você está então eu também vou ficar). Aquela família, se não fosse o pecado, se desenvolveria assim: não precisava esconder nada um do outro (dinheiro, conversas, sentimentos, Orkut, email). Os pais não precisariam esconder nada dos seus filhos, nem os filhos precisariam que seus quartos fossem vasculhados por seus pais, pois haveria nitidez e transparência no relacionamento com seus pais.

Conclusão

Diante do que falamos, o que tem faltado em seu lar?

Irmãos este é o plano de Deus para sua casa. Que sua família:

1. É parceira de Deus;

2. Que a vida no lar é vida em comunidade verdadeira;

3. Que vocês devem olhar um para o o outro como presente de Deus;

4. E entender que a união familiar é uma união feita por Deus, por isso é espiritual.

No comments: