IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Justificação, um processo no desenvolvimento da vida cristã

 

mostra_img Justificação, um processo no desenvolvimento da vida cristã (Rm.8.1-4)

Introdução

Condenação é uma palavra que ninguém quer ouvi. Ela faz com que criminosos tremam e pensem em tudo o que poderiam ter feito com a sua vida.

Ao contrário, Justificação é o que todo preso espera ouvir no seu julgamento. Esta palavra vinda de um juiz garantirá que ele poderá voltar livre para sua casa e amigos.

A impressão que tenho irmãos ao ler as Palavras de Paulo no capítulo 8.1 é que estamos no final de uma audiência no tribunal.

Paulo, como oficial de justiça, leva uma carta dizendo a todos para se apresentar num tribunal, convocado por Deus, o Supremo Juiz. De um lado está o pecado, promotor de justiça com várias testemunhas:

- A Lei (a religião)– Tentei mudar o réu, mas não conseguí;

- Adão – O pecado diz: Adão, o primeiro ser humano, com todas as benesses não resistiu;

- Os judeus – Foram alvo especial das grandes promessas de Deus, mas foram Incapazes de manterem-se fiéis;

- Os gentios – Receberam vários sinais da presença de um Deus soberano, mas não o louvaram e sim voltaram-se pra divindades de acordo com a sua vontade.

Do outro lado, a defesa: A fé. Ela apresenta as suas testemunhas:

- Abraão, um homem que embora não conhecesse muito a respeito de Deus, foi justificado e recebeu do Senhor promessas maravilhosas;

- Como maior argumento da defesa apresenta-se JESUS (3.21-24). Jesus é aquele que com o seu amor e sua vida venceu os argumentos do pecado.

Todos se levantam e o Supremo Juiz declara a sentença: O ser humano é condenado, mas Jesus resolve assumir a sua condenação. O amor gracioso de Deus venceu e o que saiu livre do tribunal passa a viver uma nova direção. Que direção foi esta?

1. A direção de uma nova Lei (v.2)

A Lei do Espírito da Vida nos livrou da Lei do pecado e da morte. Ele declara como somos vistos por Deus: Vivos. Aquilo que a Lei não pôde oferecer, Cristo oferece gratuitamente.

2. A direção de coisas novas (v.3)

O pecado foi condenado na carne. Deus não permaneceu parado, mas condenou o pecado em Cristo.

3. A direção de um novo estilo de vida (v.4)

Não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Há uma nova proposta de Deus. A graça não foi barata. Ela custou o sangue de Jesus.

Conclusão

Apenas a graça de Deus por meio do amor de Cristo é capaz de mudar o rumo de nossas vidas.

No comments: