IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Festa dos Tabernáculos: O propósito de Deus para nossa casa

Festa dos Tabernáculos: O propósito de Deus para nossa casa

Lv.23.33-43

tabernaculo300x300_01 Introdução

De acordo com o calendário eclesiástico dos hebreus, nesses dias eles estariam celebrando a festa dos tabernáculos. Nessa ocasião os israelitas deveriam viver durante sete dias (de 15 a 22 do mês de tisri) em tendas feitas de ramos de palmeiras, árvores frondosas e salgueiros. Esta atitude tinha um significado especial:

- as árvores que deveriam ser usadas para construir as tendas e representavam o tempo de servidão no Egito;

- as tendas lembrariam o período em que viveram dessa forma no deserto.

O que me chama a atenção irmãos é não é exatamente os elementos simbólicos da festa dos tabernáculos, mas o clima em que ela deveria ser celebrada que expressa o ideal de Deus para as famílias do seu povo.

Deus tinha um ideal em meio a todo o sofrimento do seu povo na saída do Egito e no caminho do deserto ele revela agora, enquanto ainda estavam no deserto, como estímulo à fé. Se você junto com sua família está atravessando o deserto, descubra por meio da festa dos tabernáculos qual o ideal de Deus para a sua casa:

1. Deus espera que sua casa seja completamente dEle (v.37,38)

Ofertas queimadas, holocausto, manjares, sacrifícios e libações. As ofertas eram símbolos de entrega total ao Senhor e de declaração de que tudo pertence a Ele (Jó com seus filhos).

2. Deus espera que haja descanso em sua família (v.39)

Na festa dos tabernáculos deveria haver descanso solene. As pessoas não deveriam estar envolvidas com suas lutas afazeres, preocupações e tribulações. Deus espera que você viva em descanso (Ex.Os juízes). O problema é que às vezes nós procuramos problemas para nossas próprias famílias (Rebeca) e perdemos o descanso, a tranqüilidade.

3. Deus deseja que sua casa seja cheia de alegria e gratidão (v.40)

Deveriam pegar ramos e frutos que lembrassem o tempo no Egito e no deserto. A gratidão produz alegria. Os salmos nos convidam constantemente a estar gratos e alegres perante o Senhor.

4. Deus espera que sua casa seja um lugar de celebração (v.41)

Celebração lembra os momentos de culto, de louvor a Deus. Nossa casa deve ser semelhante ao tabernáculo onde ficava a arca no deserto, um lugar da manifestação da glória de Deus, mas pra isso ela deveria ser santificada.

Conclusão

Essas festas foram promulgadas e ensinadas pelo Senhor quando o povo ainda estava suando no deserto em meio a escorpiões e bandidos, mas Deus estava dizendo ao povo: Vocês ainda chegarão a cumprir o que eu idealizei para as suas casas.

No comments: