IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - CONSOLAR, UM ATO MATERNO DE DEUS

 

womandez014_L CONSOLAR, UM ATO MATERNO DE DEUS

Introdução II Co.1.3-5;Is.66.13

A palavra consolação ou consolar traz pra nossa língua a idéia de acalentar. O dicionário Aurélio a define como [Do lat. *consolare, por consolari.] 1.Aliviar ou suavizar a aflição, o sofrimento, o padecimento de; 2.Dar lenitivo a; suavizar, mitigar; 3. Proporcionar sensação agradável a; dar prazer a; 4.Proporcionar consolação, lenitivo; confortar; 5.Causar ou proporcionar consolação; conformar-se, resignar-se.

São estas coisas que nós esperamos que Deus nos faça, bem como nossas mães também, mas isto pode até nos dar uma sensação agradável, mas não transforma o caráter, não nos prepara pra vida.

A palavra consolação mostra o papel maternal de Deus na transformação de nosso caráter. Consolar = Exortar, apaziguar persuadir e divertir.

1. O consolo maternal de Deus nos traz uma palavra de exortação

Deus nos exorta, nos repreende para que caminhemos pelo lugar certo. Pv.3.12: O Senhor repreende a quem ama. Um filho não exortado entristece o coração de Deus ,assim como o de sua mãe.

2. O consolo maternal de Deus traz quietude nas tempestades

Consolar também significa apaziguar (aquietar, trazer paz). Quantas tempestades são formadas dentro de nós, dentro de nossas casas, momentos estes em que Deus fala de maneira poderosa como disse ao mar e ao vento no mar da Galiléia: Acalma-te, emudece.

3. O consolo maternal de Deus nos convence da verdade

Consolar é persuadir, convencer, nos fazer aceitar, nos levar a crer. Diante do que o mundo nos mostra somos instigados a crer em cpoisas efêmeras e insignificantes, mas Deus tem o papel, como uma mãe preocupada com o futuro do seu filho de nos levar a crer na transformação, na mudança (Moisés, Jeremias).

4. O consolo maternal de Deus nos traz alegria

Consolar também significa diversão. Muitas pessoas acreditam que Deus é alguém turrão e sério, mas Ele tem o poder de nos divertir, de nos alegrar. Como uma mãe que é capaz de transformar o choro de uma criança provocado por uma queda apenas com um beijo, Deus é capaz de trazer alegria ao nosso coração.

Conclusão

Mães, Deus foi o professor de vocês na arte de trazer real consolo aos nossos corações. por isso apliquem o que aprenderam dEle dentro da sua família, dentro do vosso ministério.

O Senhor irmãos é poderoso pra nos consolar, quando precisa exortar, apaziguar persuadir e divertir.

No comments: