IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Salvação: uma dádiva de Deus a ser desenvolvida

Salvação: uma dádiva de Deus a ser desenvolvida

(Fp.2.12-18)

cruz11Introdução

O que deixamos inacabado não tem serventia: Uma casa, um curso, um relacionamento, uma jornada, uma frase, um bolo, um corte de cabelo. O que fica pela metade não cumpre o seu propósito. Não é diferente com a nossa salvação?

O apóstolo Paulo diz aos crentes de Filipos: Desenvolvam a salvação de vocês! Algumas exortações de Paulo mostram que aqueles crentes haviam deixado de crescer espiritualmente:

- O amor havia esfriado - 1.9: Que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção.

- Precisavam de cuidados especiais - 1.24: Mas por vossa causa é mais necessário que eu permaneça na carne.

- Viviam indignos diante do evangelho - 1.27: Vivei acima de tudo por modo digno do evangelho de Cristo...

- Estavam com medo do diabo - 1.28: ... e que em nada estais intimidados pelo adversário.

- Não tinham a mesma visão de reino - 2.1: Pensem a mesma coisa, tenham o mesmo amor, sejam unidos em uma só alma, tenham o mesmo sentimento.

- Tornaram-se orgulhosos - 2.5: Tenham o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus...

- Viviam entristecidos - 3.1: Quanto ao mais irmãos meus, alegrai-vos no Senhor.

- Alguns corriam o perigo de desviar-se - 4.1: Permanecei firmes no Senhor.

- Preocupados demais - 4.6: Não andeis ansiosos de coisa alguma, antes sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições...

- Recebiam ataques da carne e do diabo em suas mentes - 4.8: Finalmente irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é responsável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Conheço vários crentes que iniciaram com fervor a sua salvação, crescendo espiritualmente, mas por falta de alimentação de boa qualidade (Palavra, oração, vida com Deus) e por falta de bons ajudadores (os crentes para apoiá-lo, o Espírito Santo), pararam no meio do caminho no desenvolvimento de sua vida cristã.

O texto que lemos é uma seta indicadora para o nosso crescimento e apresenta respostas para perguntas importantes a respeito do desenvolvimento da nossa salvação. É um texto para conversarmos com ele:

1. Em que condição devemos crescer? (v.12)

COM TEMOR E TREMOR – Uma ansiedade trêmula diante do fato de que estamos debaixo do olhar de Deus. Não há crescimento espiritual se procuramos ser fiéis por causa do pastor, do ministério do irmão que é meu vizinho. A condição para o crescimento não é a fita métrica daqueles que me medirão, mas o temor e tremor do Senhor.

2. Com quem contaremos para desenvolver a nossa salvação? (v.13)

COM O SENHOR - É Ele que efetua em nós o querer e o realizar, segundo a sua boa vontade. Não podemos confiar em nossa própria energia para desenvolvermos nossa vida espiritual. Quando os fariseus resolveram fazer isso começaram um vôo em queda livre. Só o Senhor tem os instrumentos certos para nos fazer crescer.

3. O que devemos evitar para não paralisar o desenvolvimento? (v.14)

SEM MURMURAÇÕES - Você já viu algum resmungão fazer um bom trabalho? Já viu alguém que reclama de tudo ser bem sucedido na sua profissão? Não crescemos espiritualmente quando nossos olhos só vêem os males que existem em nós e nos outros. Os israelitas que saíram do Egito não entraram na terra prometida por que murmuraram contra o Senhor. Adoraram um ídolo apenas uma vez, mas murmuram durante toda a jornada.

SEM CONTENDAS – Não há crescimento espiritual se o corpo de Cristo está dividido, vive em contendas. Um corpo que tem os seus membros crescendo em desigualdade transforma-se num corpo deformado. Se na igreja de Cristo há contendas, teremos o corpo de Cristo deformado.

4. Qual o objetivo do desenvolvimento a nossa salvação? (v.15,16)

Para que sejamos luz (v.15);

Para que a Palavra da vida seja preservada (A Palavra é uma fonte inesgotável). Se nossa vida está seca dela, seremos como odres que ficam envelhecidos e se rompem. Não conseguiremos reter a Palavra da vida.

Para que tenhamos o acesso às mansões celestiais. No céu não teremos crentes nanicos. Só entrarão os gigantes espirituais. Aqueles que desenvolveram a sua fé. (Já olhou para Hb.11?)

5. A que custo precisamos desenvolvê-la?

Mesmo que eu seja oferecido por libação (o sangue derramado sobre o sacrifício). Paulo dizia poder custar até a própria vida. Não tem negociação para parar o crescimento espiritual.

Conclusão

Os irmãos de Filipos tinham várias qualidades: Eram cooperadores do evangelho (1.5); eram obedientes (2.12); havia pessoas esforçadas na obra (4.3); ofertavam com liberalidade (4.14), mas os seus méritos não fizeram com que Paulo dissesse: “Vocês já estão muito bem, não precisam crescer”.

Irmãos, sei que vocês tem dons e talentos notáveis, tem qualidades especiais, mas não pode achar que já recebeu tudo dos tesouros de Cristo e que já está maduro demais. O Senhor espera que nossa salvação continue sendo desenvolvida, que descubramos a cada momento as maravilhas do conhecimento do Senhor e assim a salvação que um dia recebemos do Senhor seja ampliada e desenvolvia com a preciosa cooperação do Senhor.

No comments: