IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Cristo, a verdadeira razão para a fé

CRISTO

Cristo, a verdadeira razão para a fé

Hb.12.1-3

Introdução

Pra tudo aquilo que vamos fazer precisamos de uma razão, um motivo:

- Precisamos de razão para comer frutas e verduras; - Para fazer academia; - Precisamos de razão para casar com fulano e não com sicrano; - Precisamos de razão para acordar cedo ou tarde; - Queremos encontrar razão para morar neste ou naquele lugar.

Sabemos que se tomarmos decisões a partir das razões erradas sofreremos conseqüências suaves ou sérias (Ex.Razões erradas: Invasão ao Iraque, Caim e seu sacrifício, Judas seguindo a Cristo).

Quando falamos da nossa fé, a sua razão não pode ser outra, o motivo pelo qual nós a abraçamos não pode ser outro se não, CRISTO. Os bons sentimentos, a amizade, o fato de a igreja ser agradável não é razão para abraçarmos e mantermos a fé; qualquer motivo estará errado e fadado ao fracasso se a sua resposta não for Cristo.

Por que viver em santidade? Não é pra receber mais poder, mas por causa de Cristo. Por que valorizar a vida? Por causa de Cristo. Por que ajudar a alguém? Por uma questão filantrópica? Não, mas por causa de Cristo. Por que ser um bom filho, ou pai, ou mãe? Para ganhar a aprovação da minha família? Não, mas por causa de Cristo. Por que ser um crente fiel? Pelo medo de ir para o inferno, não, mas por causa de Cristo. Por que vir para o culto domingo ou na semana? Para um encontro, não, mas por CRISTO. Qualquer outro motivo, por mais forte que pareça não nos manterá na estrada da fé, nem nos aperfeiçoará.

O escritor aos Hebreus diz que devemos olhar para Jesus, AUTOR e CONSUMADOR da FÉ (v.2). O motivo de muitos crentes se sentirem enfraquecidos é por que passaram a viver a fé pelos motivos errados, pararam de olhar para Jesus. A figura utilizada no texto é de uma corrida promovida pelos gregos onde havia toda uma preparação especial: os corredores deveriam treinar muito e despir-se de toda a roupa, pois removeriam todo o peso supérfluo. O atleta deveria correr olhando exclusivamente para frente, para o local de chegada. Havia os torcedores de lado, gritando, mas não era pra lá que deveriam olhar, mas para o alvo, para a linha de chegada.

Somos corredores na jornada da fé e não devemos olhar para outro lugar, mas apenas para Jesus: Não olhe para aqueles que estão à sua volta, dizendo que você não conseguirá, não olhe para o pecado que tenazmente nos assedia (v.1), não perca o alvo, não olhe pro lado, OLHE PARA JESUS. É ele a inspiração da nossa carreira, o poder por trás dos nossos esforços. Crentes que olham para as falhas dos demais, que olham para sua própria justiça, que olha para suas impossibilidades, que vive olhando para o passado tão somente para compará-lo com o presente, perdem a visão do alvo que é Jesus.

Jesus é o autor, é o único que pode gerar e produzir vida espiritual fortalecida, é o único que, como um escritor de uma peça explica os seus detalhes, pode dar razão para a fé. Jesus é o consumador da fé, é seu aperfeiçoador, é o único capaz de levar nossa fé até o fim.

Mas o que faz de Jesus o AUTOR e CONSUMADOR da fé?

1. Ele foi o único optou integralmente por nós (v.2)

O céu com todo o seu esplendor e glória não foi a única coisa que Jesus renunciou, certamente foi a maior, mas aqui na terra ele continuou sua vida de renúncia, optando por nossa salvação e redenção:

- Renunciou a vida tranqüila de um carpinteiro com sua família; - Renunciou o louvor de todo o Israel e sua realeza; - Renunciou a amizade dos seus discípulos; - Renunciou todos os reinos da terra sem a necessidade do sofrimento; - Renunciou a liberdade que Pilatos lhe ofereceu; - Renunciou a ajuda dos anjos de Deus na hora de maior dor.

Pelas renúncias que fez na vida, para não se desviar do seu propósito, Jesus tornou-se o autor e consumador da nossa fé.

2. Ele foi o único que abraçou a cruz como símbolo de amor (v.2)

Jesus não viveu uma renúncia passiva, mas ele abraçou a cruz para que pudéssemos ser redimidos. A bíblia diz que ele não fez caso da ignomínia. Ele não olhou para as humilhações e sofrimentos que a cruz lhe causaria, mas para o que ela produziria: a salvação de todos os que estariam dispostos a crer. Ele suportou a cruz, e quando o texto fala sobre isso está dizendo que:

Ele andou em torno de 2 km carregando uma cruz que pesava em torno de 30 kg, MAS ELE OLHAVA PARA O ALVO, A NOSSA SALVAÇÃO, suportou a maldição do madeiro, o abandono dos seus discípulos e amigos, a humilhação do povo, dos romanos e sacerdotes, morreu da maneira mais vergonhosa possível, MAS ELE CONTINUAVA OLHANDO PARA O ALVO, A NOSSA REDENÇÃO, foram colocados pregos de 15 a 20 cm de tamanho e 6 cm de espessura em suas mãos. Ficou 3 horas crucificado, dependurado na cruz com dificuldade de respirar, foi humilhado e desafiado quando ainda estava na cruz, MAS ELE CONTINUAVA OLHANDO PARA O ALVO, A NOSSA SALVAÇÃO.

Jesus é o pioneiro (autor) da nossa fé e seu aperfeiçoador (consumador) por que ele não deixou de olhar para o alvo.

3. Ele é o único que está sentado à direita de Deus (v.2)

O termo grego indica que ele assentou e continua assentado à direita de Deus. Era um lugar que já lhe pertencia, mas agora lhe pertence duplamente: Por ser o Senhor e por ter conquistado através da cruz. É de lá que ele:

- Enviou o Espírito Santo; - Dá autoridade aos seus servos (Mc.16.19); - Intercede por nós; - Vê o nosso sofrimento (At.7.55 - Ex. Estevão); - É lá que ele mostra autoridade sobre todo principado e potestade (Ef.1.20)

Conclusão

Como afirma o v.3: Considerem atentamente... Para que não vos fatigueis. Paulo dizia: Tendo este ministério... não desfalecemos. Haverá uma ocasião especial em que Jesus sairá do trono: Quando vier para buscar os que não deixaram de olhar ele, Autor e Consumador da fé.

No comments: