IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Perseguir a sublimidade espiritual ou estagnado por causa da vida carnal

 

Perseguir a sublimidade espiritual ou estagnado por causa da vida carnal

Hb. 12.14-16

Introdução

Este é um texto bem diferente de muitos outro da Bíblia exortativos da Bíblia, pois outros textos costumam primeiro falar do problema que está acontecendo para depois apresentar a solução, mas este não. Acredito que ele é apresentado assim por que os dois temas utilizados pelo autor: A PAZ e a SANTIFICAÇÃO são elemento primordiais para que nós possamos ver a Deus em toda a sua glória na eternidade. Eles são qualidades Preventivas e corretivas. A Paz ou a unidade, a vida debaixo de um único propósito é a única forma de seguirmos a caminhada na fé. Nas guerras para a conquista da terra de Canaã as tribos eram convocadas a lutarem unidas, pois só assim venceriam os seus inimigos.

O segundo elemento de tão grande importância é a santificação, a vida em comunhão com Deus. Crentes santificados são os que estão próximos do Senhor e próximos do Senhor, o diabo não poderá nos agarrar. Na visão de João no livro do Apocalipse cap.12 o diabo tenta agarrar a mulher que simboliza a igreja, mas esta é protegida pelo Senhor. No cap.13 a besta está na praia e surge uma outra do mar, mas onde estão os santos? Estão no Monte Sião com o Senhor, longe de serem agarrados pelas mãos sujas de Satanás.

A partir do v.14 o autor do livro aos Hebreus fala que grupos deveriam buscar a paz ou vida em um só propósito e a santificação, ou a comunhão com Deus:

1. Os enfraquecidos e faltosos (v.14)

No gr. são os necessitados os que chegam tarde, os atrasados. São os mesmos tratados no v.12 (mãos cansadas e joelhos vacilantes). A Bíblia diz que eles estão afastando-se da graça de Deus, não morrem de modo súbito e repentino, mas vão enfraquecendo seqüencialmente na fé.

Crentes desanimados que a cada dia tem se afastado da comunhão com os demais e relaxado na vida santificada. São como Davi (não foi à guerra).

2. Os amargurados (v.15)

Ao falar de raiz de amargura o autor usa da agricultura como símbolo. Os amargurados são como plantas venenosas que se infiltraram na plantação de trigo. Tantas riquezas estavam naquela comunidade cristã, tanta produtividade em seus corações, mas uma raiz maldita entrou em seus e estava espalhando-se de maneira que danificaria a boa palavra de Deus que fora plantada em suas vidas. O que ervas venenosas fazem a uma plantação:

- Cresce rapidamente;

- Absorvem os nutrientes;

- Espalham-se rapidamente e faz brotar outras plantinhas secundárias;

- Impossibilita o crescimento do trigo.

O texto é baseado em Dt.29.18.

3. Os impuros e profanos (v.16)

A história de Esaú e a venda do direito à primogenitura. Esaú não sabia o valor das coisas espirituais. Trocou por um ensopado. Não sabia o valor da bênção de Deus. Há crentes que não sabem o valor das coisas espirituais:

- Do culto;

- Da adoração;

- da Palavra de Deus;

- da igreja;

- do ministério dado por Deus.

Sabem o que aconteceu com Esaú? Deus o rejeitou e quando ele resolveu correr atrás das perdas já era tarde demais (v.17). Como Belsazar, que profanou os utensílios da Casa do Senhor, recebeu o juízo de Deus.

Conclusão

Onde você está na caminhada da fé? Deitado na sombra lamentando o seu cansaço e fraqueza? Sentado na estrada contando as coisas que já lhe chatearam na igreja e tornou você uma pessoa amargurada? Ou faminto em alguma esquina negociando a sua fé por um prato dos prazeres deste mundo?

O Senhor convoca você a levantar e continuar a jornada de fé, a Perseguir a Paz, a vida num propósito soberano com o povo de Deus e a Santificação, a comunhão que te deixa tão perto do Senhor que o diabo não pode te alcançar.

No comments: