IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Conduzindo nossa família na Presença de Deus

 

Conduzindo nossa família na Presença de Deus

familia At. 10.1-5,33

Introdução

Aquilo ou aquele que entra em nossa casa é com o nosso consentimento, caso contrário é algo ilegal ou alguém indesejado. Não é diferente com o Senhor. Deus entrará em nossa família se nós lhe dermos consentimento, se abrirmos a porta para que ele possa entrar.

Eu tenho certeza que todos os que estão aqui querem que o Senhor entre na sua casa e lá permaneça, mas por causa de algumas coisas isto não tem acontecido. Tenho enfatizado sempre irmãos que somos os sacerdotes do nosso lar, em especial os maridos e pais, mas como muitos ainda não se converteram, esta responsabilidade tem recaído sobre filhos e esposas. O que Cornélio vem nos ensinar é como sermos sacerdotes bem sucedidos, ou seja, como atrair colocar a nossa família na presença de Deus, afinal quando Pedro chega na casa de Cornélio, toda a família e amigos está aguardando, mas como ele conseguiu fazer isso:

1. Sendo um exemplo de piedade (v.1-4)

Cornélio vivia uma vida piedosa. Blaise Pascal dizia que “Piedade é ter o coração sensível para Deus”. E era isto que ele tinha: sensibilidade para ouvir a voz Deus.

Um crente piedoso faz com que os céus conspirem em seu favor:

- Anjo vem falar com ele;

- O Senhor dá uma visão a Pedro;

- O Espírito ordena a Pedro que fosse com aqueles a quem ele enviou.

2. Tendo prontidão em obedecer à voz do Senhor (v.7, 8, 33)

Ele era alguém pronto para obedecer, e isto mostrava quanta importância ele dava à voz do Senhor. No v.7: Logo que se retirou o anjo; v.8: havendo-lhes contado tudo, enviou-os a Jope; v.33: Portanto sem demora mandei chamar-te. A prontidão de Cornélio revela também que ele estava ansioso por ouvir a voz de Deus. Era alguém cheio de expectativas para aquilo que Deus faria em sua casa.

Irmãos, façamos como Habacuque: Nos coloquemos na torre de vigia e esperemos o que o Senhor falará; tenha expectativas para com aquilo que Deus fará à sua família.

3. Mostrando à sua casa o valor do evangelho (v.23, 25, 33)

Observemos o que ele faz:

- Ele reúne a sua casa para ouvir a Palavra do Senhor por meio de Pedro (v.23);

- Ele se prostra diante de Pedro em respeito e reverência (v.25);

- Ele apresenta a sua casa em prontidão para ouvir a Pedro (v.33).

É triste pensar que estamos mais prontos a reunir a nossa casa ao redor da TV do que para escutar a Palavra do Senhor.

Conclusão: Irmãos queremos nossa casa na presença de Deus, mas isto nos custa algumas coisas: Ser um exemplo de piedade, Ter prontidão em obedecer à voz do Senhor e Mostrar à sua casa o valor do evangelho.

No comments: