IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - Nós, casas espirituais do Deus triúno

 

amanhecer3Nós, casas espirituais do Deus triúno

I Co. 3.10-17 Introdução

Michael Jackson morreu. Foi a notícia mais divulgada nas últimas semanas e que demonstrou a hipocrisia descarada e o espírito de meretriz da mídia, pronta a vender um produto, seja cheio de manchas e degradações como foi a imagem do rei do pop ainda vivo ou a sacralização de um personagem como ele foi apresentado após sua morte. O fato é que ouvimos estes dias a respeito de Michael Jackson como um homem cheio de qualidades: carismático, bom, enigmático, cavalheiro, forte, sensível, determinado. E a incoerência das informações nos põe dúvida a respeito dele. Quem era o rei do pop? Ou, usando a ilustração apresentada por Paulo: De que material Michael Jackson era feito?

Não é sem significado o que a imprensa faz com os personagens que lhe interessam, apresentando-os como super-homens, pois gostamos de pessoas feitas de material resistente, de pessoas fortes, determinadas, de gente que não se deixa esmorecer. Admiramos aqueles que têm uma personalidade forte, gente que está sempre com o queixo levantado e parece nunca demonstrar fraqueza. Gostamos de pessoas feitas de material resistente, que respondem sempre com firmeza, ousadia e inteligência aos problemas e contrariedades da vida.

O texto fala de prédios ou casas feitos de materiais diversos e que trazem uma simbologia da personalidade do cristão, de acordo com a forma como ele responde aos problemas e dificuldades da vida (fogo):

Ouro e prata: resistente ao fogo, mas se colocados a uma temperatura elevada acaba derretendo. Pessoas que resistem a pressões, mas que demonstram depois de um tempo as suas fragilidades (Ex. Davi);

Pedras preciosas: Bem mais resistente que o fogo, mas que se levadas a grandes temperaturas acabam rachando. Representam o tipo de pessoa que mais admiramos: fortes, que quase nada consegue abatê-las (Ex.Elias);

Madeira, feno e palha: Não apresentam resistência alguma ao fogo, queimam com fragilidade. Representam aqueles que rapidamente demonstram suas fraquezas e dificuldades (Ex. Jeremias).

Diferente da mídia, a Bíblia não está interessada em maquiar os seus personagens ou em pessoas que tenham um perfil de super-homem. No texto que lemos vemos que:

1. Não importa do que somos feito, o importante é sobre quem estamos alicerçados (v.11)

A nossa vida deve estar alicerçada no Senhor Jesus. Paulo diz que foi prudente construtor, pois iniciou fazendo o alicerce no seu ministério como qualquer mestre que entenda o que está fazendo.

Os judeus edificavam suas vidas sobre Abraão, os muçulmanos sobre Maomé, mas não há outro alicerce que nos garanta a salvação a não ser Jesus Cristo: Por que ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual É Jesus Cristo (v.11).

2. Não importa do que somos feito, o importante é quem habita em nós (v.16)

Olhamos para os apóstolos e vemos pessoas das mais diversas personalidades, homens fortes como Pedro, ousados como Felipe, administradores como Mateus, amorosos como João, mas todos após a morte de Jesus estavam escondidos, amedrontados pois, não haviam recebido a visita permanente dos céus, ainda não haviam sido cheios do Espírito Santo. Mas após o dia de Pentecostes homens e mulheres das mais diversas personalidades foram cheios do Espírito Santo e tiveram ousadia para viver a sua fé e pregá-la em todos os lugares. O v. 16 afirma: Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo de Deus habita em vós?

O templo de Jerusalém recebia visitações esporádicas do Espírito do Senhor, nós o temos constantemente em nossas vidas. Não somo uma pousada do Espírito nem uma casa de veraneio,mas a habitação constante do Espírito Santo.

3. Não importa do que somos feito, o importante é a quem nós pertencemos (v.17)

Como habitação do Espírito Santo, nós pertencemos ao Senhor, seja frágeis como o tabernáculo ou seguros como o templo fixo em Jerusalém, pertencemos ao Senhor e por isso estamos seguros.

Quando os filisteus levaram a arca da Aliança, Deus enviou o juízo sobre eles; por Belsazar usar os utensílios do templo para uma festa pagã Deus revelou o seu julgamento enviando o império medo-persa para destruí-lo; pelo fato dos romanos terem destruído o templo de Jerusalém, Deus alguns séculos depois enviou-lhes os bárbaros para esfacelar aquele grande império. Se Deus teve esse zelo com sua habitação simbólica feita de material sem vida como couro de animais, prata, bronze ou ouro, cimento e madeira o que ele não fará com aqueles que resolverem tocar em um dos seus ungidos que são habitação do Seu Espírito?(v.17).

Nós pertencemos ao Senhor e Deus tem zelo por nós, Ele cuida de nós, somos propriedade sua.

CONCLUSÃO

Não precisamos nos preocupar em parecer com aqueles que parecem mais fortes, nem lamentar por termos personalidades frágeis ou por não sermos tão fortes como o nosso vizinho pois se nossa vida está alicerçada no Senhor, se dentro de nós habita o Espírito Santo e pertencemos a Deus nós estamos seguros.

No comments: