IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, July 19, 2010

SERMÃO - A Graça A força que encontramos para enfrentar o labor

a-graca-e-isso-foto2 A Graça A força que encontramos para enfrentar o labor

II Tm.2.1-7

Introdução

Timóteo era um jovem pastor que estava passando por alguns conflitos, principalmente por que seu mentor (Paulo) estava prevendo sua morte. Mas o apóstolo tinha uma mensagem especial para ele: FORTIFICA-TE NA GRAÇA.

Diante de tantas possibilidades (como irmãos, capacidade intelectual, na juventude, nos sonhos e força humana) busca de revigoramento, por que Paulo dá não apenas ênfase, mas total atenção à graça como força motora na vida de Timóteo?

A palavra usada por Paulo é (gr.) endunamoo: fortificar, revigorar, dar energia, adquirir forças, ser forte. Trata-se de uma força que se renova sempre.

Mas como nos fortificamos na graça?

1. Como soldados que lutam sem baixar a guarda (v.4)

Os soldados não podem pensar em outra coisa, não pode dormir em seu turno, não podem brincar em serviço. Como soldados, estamos prontos a suportar dificuldades em meio à guerra.

2. Como atletas que conhece tudo o que envolve uma corrida (v.5)

Treinamento, concentração, disposição, olhar para a linha de chegada. Como atletas devemos observar as regra do juiz.

3. Como lavradores que conhece a recompensa (v.6)

O lavrador sabe que seu trabalho não é em vão. Ele sabe que a seu tempo a recompensa virá. Como lavradores esperamos resultados do nosso trabalho.

Conclusão

O soldado, o atleta e o lavrador do texto têm em comum uma coisa: A arma da graça para lutar, as normas da graça para dirigi-lo e a semente da graça para plantar.

Fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. O apóstolo propõe uma união espiritual com Cristo e nela nos despojamos dos nossos méritos e nos apresentamos como soldados que não tem outra arma, senão o favor imerecido de Deus, como atletas que não tem outra regra, se não o poder gracioso do Senhor e lavradores que não plantam outra coisa, mas tão somente a semente da graça de Deus.

No comments: