IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Monday, May 21, 2007

Dia das Mães


“Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos ou ovos, e a mãe sobre os passarinho ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes; deixarás ir,livremente a mãe e os filhotes tomarás para ti, para que te vem,e prolongues os teus dias.”(Dt. 22.6,7)


Pode uma mãe sentir-se livre vendo os seus filhos sendo feitos prisioneiros? O texto que lemos é, na verdade, uma lei mosaica referente à preservação das espécies, pois a intenção de pegar os filhotes e deixar a mãe deles livre é que ela poderia gerar mais filhotes depois. Mas, como uma mãe pássaro, vendo seus filhotes sendo levados por estranhos, pode sentir-se livre e voar tranqüilamente? O instinto materno do pássaro certamente a conduzirá à tristeza.

Mãe só se sente livre com seus filhos protegidos e abraçados. Se alguém os distancia de si, ela se entristece, afinal sem seus filhos, ela perde sua essência, sua natureza. Há filhos que se tornaram prisioneiros do vício, do pecado enfim, do mundo, acreditando que estão só curtindo a vida e dando um passeio, na verdade não percebem que se tornaram prisioneiros, e enquanto isso mães deixam de voar, param de sentir-se livres, pois se tornam também prisioneiras da preocupação, da tristeza e do sentimento de culpa, pensando: Onde eu errei? Deus não ouve as minhas orações? Por que não construí meu ninho mais alto? Por que eu não lutei com mais forças para libertar meu filho?

Nesse dia das mães faço uma oração, um apelo e um pedido. Uma oração a Deus para que devolva a alegria das mães que vêem seus filhos prisioneiros de algum vício, pecado ou do mundo. Um apelo aos filhos e irmãos que já foram livres pelo Senhor; orem, preguem, testemunhem para os que estão cativos, e mães que já sofreram por ver seus filhos distantes do Senhor, mas agora já retornaram para os braços do Deus que também tem coração materno, consolem as mães que tem seus filhos presos. E finalmente, um pedido às mães; não se tornem prisioneiras da preocupação, da tristeza ou da dor, mas voem alto nas asas da esperança que vocês têm no Senhor, tendo certeza de que um dia seus filhos estarão livres, protegidos e guardados, junto a vocês e ao próprio Deus pois, foi seu Filho que usando também a figura de uma ave para revelar o amor maternal de Deus disse, a respeito de filhos que estavam distantes do Pai Celestial: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (Mt.23.37).

UM FELIZ E ESPERANÇOSO DIA DAS MÃES!

Rev. Evaldo

No comments: