IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Tuesday, August 10, 2010

SUBINDO A MONTANHA

Sermão 25/07/2010

Êxodo 19: 1-6

INTRODUÇÃO

Era uma vez um povo que vivia em um reino muito distante daqui. Esse povo tinha ido para lá há muito tempo e por muitos anos viveu bem naquele lugar, mas depois foi lentamente sendo escravizado até chegar a um ponto em que já não conseguia discernir o significado da palavra liberdade. Porém mesmo oprimido esse povo crescia naquele lugar. Certa vez surgiu um Homem, um Libertador que fez sinais e maravilhas Isso aconteceu. Esse homem foi perseguido logo ao nascer quando tentaram mata-lo, mas ele escapou da morte e quando adulto libertou aquele povo da opressão. Depois da liberdade esse povo passou a segui-lo em uma longa jornada até uma terra prometida. Durante essa caminhada muitos milagres e maravilhas foram realizadas no meio deles e lhes foi dado escrituras para que eles soubesse da vontade de Deus para as suas vidas. Mesmo assim, apesar de tudo isso, por muitas vezes esse povo se desviou na sua caminhada, tentando fazer o que lhes desejava o coração, esquecendo-se das palavras do Libertador e das escrituras.

Essa é a história do povo de Hebreu certo? Errado, essa é a nossa história. Estávamos escravos no reino do pecado, muito distantes do Reino de Deus. Mas a nossa opressão subiu aos Céus e Deus nos mandou Seu Filho amado como nosso Libertador a fim que fossemos salvos e seguíssemos a Ele até a nova Jerusalém. No caminho Deus tem feito muitos milagres e maravilhas, nos deu as escrituras com regra de fé e prática e o seu Espírito Santo que nos orienta e consola nessa caminhada, sendo juiz em nossas decisões entre o que é certo e errado a fazer.

Mesmo assim, temos muitas vezes nos desviado dos seus caminhos, seguido os desejos de nossos corações ou andando por vista e não por fé.

Mas nossa história tem muitas semelhanças com a história do povo hebreu e muito aprendizado podemos tirar dos acontecimentos narrados no Livro de Êxodos para a nossa vida como povo de Deus.

Para essa noite irmos refletir sobre algumas ações de Moisés na sua caminhada com o povo de Deus e que servem de ensino para nos.

Leiamos Êxodo 19: 1-6: Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai, porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte. E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

01 – FALE COM A SARÇA.

O texto que nós lemos se passa no terceiro mês do êxodo. Muita coisa aconteceu antes desse momento. O inicio da história da libertação do povo Hebreu começa depois da conversa entre Moises e o Anjo do Senhor que falou com ele na sarça ardente no capitulo três de êxodo. Nessa conversa Deus anuncia a libertação do povo, o que é confirmado no capitulo seis desse mesmo livro. Moises ao presenciar aquilo não ficou indiferente.

Sabe, Moises se preocupou em se passar por ridículo, por mentiroso ou louco, afinal, quem acreditaria em um homem que diz der falado com uma moita em chamas? Mas Moises não guardou isso para si, ele apresentou seu medo, suas dúvidas e angustias a Deus e Deus lhe deu os recursos necessários para superar esses medos. Além dos impedimentos emocionais, Moises tinha dificuldades físicas. Ele olhou para sim e se viu que tinha dificuldades no falar e até pediu para Deus mandar outro. Mas Deus novamente mostrou a ele a solução para todas as dificuldades. Deus, naquele momento tratou das feridas emocionais de Moises e lhe deu a capacidade necessária para realizar a sua obra. Deus é assim, não chama os capacitados, Ele capacita o chamado. Por fim, Moises atendeu ao chamado e veja que grande obra ele realizou no mio do povo de Deus.

Irmãos, que ver grande obra ser realizada nesta igreja? Atenda ao chamado! Quer ser um grande homem ou mulher de Deus? Atenda ao chamado! Quer ver os seus parentes libertos da opressão? Atenda ao chamado! Quer ver um povo escravizado se tornas sacerdócio real e nação santa? Atenda ao chamado! Essa é a primeira grande lição da vida de Moisés para nós hoje. Precisamos estar dispostos a atender ao chamado. FALE COM A SARÇA.

Muitas vezes vemos a sarça ardente diante de nós e ao invés de nos aproximarmos dela fazemos diferente, nos afastamos para não ouvir o que o anjo tem a nos dizer. Fugimos da responsabilidade, preferimos o conforto de nossa situação atual. Às vezes até ouvimos o chamado, mas temos tanto medo de atendê-lo, ficamos tão preocupados com o que vão pensar de nós que não obedecemos. Será que vão me chamar de louco, de radical, de tolo, pensamos. Apresentamos tantas dificuldades: é falta de tempo, de não saber o que dizer, etc etc e etc. As vezes ainda passamos a responsabilidade para outras pessoas: mas não é para isso que a igreja paga o pastor, esse não é o trabalho dos missionários ou a função dos presbítero.

Irmãos se queremos ver uma obras grandiosa de libertação acontecer nessa cidade precisamos atender ao chamado de Deus para a nossa vida e realizar a obra para o qual fomos chamados. Se temos alguma dificuldade emocional e física, precisamos apresenta-las a Deus para que ele cure. Se precisamos de capacitação, oremos a Deus para que ele nos capacite. Se há alguma dificuldade atrapalhado a obra peça a Deus que Ele fara tudo.

Deus realizará um grande milagre na nossa vida, na nossa família, na nossa igreja e na nossa cidade quando nós atendermos verdadeiramente o seu chamado.

02 – ATRAVESSE O MAR

Muito mais aconteceu ainda antes de chegarmos ao ponto na história do povo hebreu narrada no trecho em que nos lemos.

Do chamado de Moises ao diálogo que nos lemos coisas fantásticas aconteceram. Moises anuncia as dez pragas, abre o mar vermelho, transforma água amarga e agua doce, vê o maná e as codornizes caírem dos céus, faz agua brotar de uma rocha e ainda vence os amalequitas. Ufa quantas coisas. Mas o mais importante nisto tudo é que Moisés não realizou isso sozinho. Na verdade em todas essas ocasiões Moises teve fé, orou ao Senhor e viu o milagre acontecer.

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos e não é atoa que Moises encontra-se na galeria dos heróis da fé do capítulo 11 de Hebreus. Moises foi um home de muita fé, pois podia ver o mar aberto a sua frente, diferente do resto do seu povo. Ele sabia que Deus não os havia tirado do Egito para morrer ali de frente do mar. Semelhantemente ele podia ver pelos olhos da fé que o povo não morreria de fome ou de sede no deserto. Pela fé ele sabia que Deus daria vitória sobre o Amalequitas. Por fé Moises realizou os grandes feito narrados no êxodo e viu grandes milhares acontecerem diante dos olhos de todos.

Quer ver milagres na sua vida? Na sua família? Não sua igreja? Na sua cidade? Tenha fé! Se Deus nos chamou e nos capacitou para realizarmos a Sua obra, precisamos crer que grandes coisas Ele tem para realizar por nosso intermédio, precisamos tão somente ter fé, e Ele fará. Jesus mesmo disse que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda diremos a um monte sai daqui e vai para ali e o monte irá. Noutra passagem bíblica é dito: sem, fé é impossível agradar a Deus.

Certo poeta popular certa vez disse: “navegar é preciso”. Deus nos diz hoje: ATRAVESSE O MAR!”. Atravessar o mar é ver além das nossa dificuldades e muito além das nossas capacidades humana. Se quisermos realizar a obra de Deus meramente com nossas faculdades humanas, sejam elas nosso intelecto, nossa facilidade de falar ou qualquer outra capacidade humana, estamos fadado ao fracasso. Além disso, se preferirmos ver o tamanho das dificuldades que se nos apresentam ou tão somente ouvir as queixas daqueles que nos acompanham, poderemos morrer na praia.

Se queremos ver milagres acontecer, precisamos ver além do possível e crer que o impossível possa acontecer e para que isso ocorra precisamos ter fé. Pela fé tudo é possível, pois não há nada que Deus não possa fazer.

Grandes coisas Deus tem para realizar na sua vida. Creia nisso!

03 – SUBA A MONTANHA

Por fim, chegamos ao capítulo 19 e outra coisa muito especial tem a ser dito.

Após a vitória sobre os amalequitas, Moises recebe a visita do seu sogro Jetro que tinha ouvido sobre os grandes feitos de Deus através de Moises. Ao visita-lo, Jetro encontra Moises sobrecarregado ao jugar as questões do povo. Jetro então o aconselha a formar novos líderes para auxiliá-lo se assim fosse da vontade de Deus.

Depois disso, tendo despedindo-se do seu sogro Moises e o povo hebreu chegam ao deserto do Sinai e se acampam diante do Monte Sinai. Acontece então à fala de Deus com Moises que nos lemos no início dessa mensagem. Moises sobe ao monte para encontrar-se com Deus e ouvir a voz do Senhor, receber Dele orientação e promessas formidáveis.

Irmãos, vocês querem ouvir a voz de Deus? Então saia de onde você está e suba o monte! Vocês querem receber as promessas de Deus? Saia antão do seu estado de apatia e estagnação espiritual e suba no mente! Quer receber o melhor de Deus e estar no meio de sua nuvem de glória? Saia do conforto de seu acampamento e sua o monte!

Subir o monte significa buscar o Senhor de forma intensa e ouvi Dele as palavras de orientação quer você precisa ouvir. Mas para subir o monte não é fácil.

Primeiro precisamos deixar o conforto e a segurança do acampamento. É muito bom estar no acampamento. Lá estamos protegidos do frio e do vento, a tenda nos dá a privacidade que necessitamos nas nossas atividades cotidianas. Para subir o monte significa deixar para traz nossas posses e nossa comodidade. Subir o monte exige esforço, dedicação e perseverança. Subir o monte nos faz perder muitas nossas conquista, pois precisamos levar só o essencial para a sobrevivência e nada mais. Subir o monte exige força e destreza para não tropeças e cair barranco abaixo. Subir ao monte traz sacrifício que poucos estão prontos a fazer.

Mas é subindo o monte que encontraremos a nuvem de glória do Senhor. É no alto do monte que poderemos ver a Deus face a face. É no alto do monte que Deus fala de forma pessoal e direta conosco. Subir no monte significa elevarmos a nossa percepção das coisas e passar a ver além do que os olhos podem ver. É crescer espiritualmente ao ponto de encontrar-se diretamente com Deus.

Se quisermos uma verdadeira intimidade com Deus e desfrutar plenamente do esplendor da sua glória e majestade, precisou subir o monte. Se quisermos conhecer a Deus e a Sua vontade para a nossa vida precisamos subir o monte.

CONCLUSÃO

Mas o povo hebreu, apesar da convivência com Moises precisava aprender muito mais com ele.

Esse povo foi liberto do Egito, tendo passado pelas pragas sem ser afetadas por elas; viu o mar ser aberto diante de seus olhos, comeu do maná, viu a água jorrar da rocha tudo isso em poucos meses e mesmo assim por tantas vezes esqueceu-se dos grandes feitos do Senhor, resmungou e questionou a Deus. Tudo isso porque o povo só via e não realizava os feitos. Pelo que conhecemos da história desse povo vemos que ele passou 80 anos no deserto por causa do seu pecado.

A conclusão do texto que lemos mostra que Deus intentou falar com o Seu povo, mas ao presenciarem a glória de Deus e ouvirem a Sua voz afastaram-se assustados e pediram para que apenas Moises falasse com eles. Noutro momento quando Moises sobe outra vez ao monte o povo faz um bezerro de ouro como seu deus.

Esse povo não só não estava pronto para ouvir a voz de Deus como estavam predispostos a procurarem por seus esforços resolver suas dificuldades. Facilmente esqueciam das promessas e precisavam sempre feitos grandiosos para alimentar sua fé. Esqueciam-se de Deus e voltam-se para suas paixões mundanas.

Mesmo libertos do cativeiro, por algumas vezes desejavam voltar ao Egito do que enfrentar as dificuldades da liberdade.

Irmãos, precisamos ser diferentes do povo hebreu e aprender mais com Moises. Precisamos falar com a sarça ardente, ouvindo e atendendo prontamente ao chamado do Senhor. Precisamos ter a fé suficiente para abrir o mar de dificuldades que aparece a nossa frente e caminha na nossa jornada de santificação e na obra do Senhor. E por fim, precisamos estar prontos e dispostos ao buscar o Senhor com toda intensidade; subir ao lugar onde está a glória do Senhor; chegar ao topo do monte e ouvir a voz do Senhor; deixar no acampamento todo o peso que impede que subamos e vejamos Deus face a face.

Que Deus possa fazer sua obra em nosso meio assim como ele fez na vida de Moises. Precisamos atender ao chamado, ter fé e buscar ao Senhor de forma intensa. Desse modo alcançaremos a libertação desta cidade, faremos grandes sinais e maravilhas nesta igreja e seremos inundados pela glória de Deus.

Que Deus nos abençoe.

No comments: