IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Friday, November 13, 2009

INTIMIDADE COM DEUS E PROSPERIDADE FINANCEIRA

do 234

Jó 42. 1-6,10

Introdução.

A igreja cristã evangélica dos dias de hoje está dividida não só em diferentes denominações e doutrinas, mas está principalmente dividida em seu propósitos e anseio.

Por um lado existe um número de crentes que desejam em relacionamento íntimo com Deus. São aqueles que de forma moderada e extravagante busca está mais próximos de Deus, da Sua glória e do Seu poder. São aqueles que desejam ardentemente ver a face de Deus e serem usados pelo Seu poder, que oram em busca de dons e que anseio por presenciarem milagres e maravilhas. Mas também pedem a Deus conhecimento de Sua palavra, sabedoria e desejo de servi-lo. Que pedem e se deixam guiar por Deus. São movidos de um desejo sincero e legítimo e que são maduros o suficiente para não correrem atrás de ventos de doutrinas e modismos, como alerta Paulo. São aqueles que querem vislumbrar com seus próprios olhos o agir sobrenatural de Deus.

Outros têm características semelhantes, mas são extravagantes e desconhecedores do propósito de Deus para suas vidas. São aqueles que querem um Deus mágico que provoca calafrios e concede dons considerados especiais, como falar línguas espirituais, realizar curas divinas ou anunciar profecia sem ter o conhecimento necessário para saber como aplicá-los bem na obra do Senhor. Esses buscam maravilhas e são atraídos por promessas de que se forem a tal lugar e fizer tal coisa, Deus irá usá-lo de forma tremenda. Passam a acreditar que igreja A e melhor do que igreja B porque nesta os crentes fazem mais barulho ou expulsam demônio no meio do culto. São os que compram ilusão e se ufanam de serem mais santos e que usam os dons como sinal de superioridade.

Mas existe ainda um terceiro grupo: o daqueles que vão para igreja não por causa de Deus, nem do sacrifício de Cristo. Vão por causa da promessa de prosperidade financeira e bênção material. São atraídos por mercadores que oferecem Cristo como um vendedor de sonhos. São os que buscam em Cristo unicamente a cura de suas enfermidade e não um relacionamento íntimo fruto do agir de Deus em suas vidas e do convencimento pelo Espírito de que só com Jesus temos verdadeira vida. São aqueles que estão pela igreja por acreditarem que pagar certo valor os fará enriquecer e prosperar. Infelizmente esses são muitos. Enchem igrejas hoje, mas amanhã não voltam porque não receberam o milagre ou se deprimem pensando que não recebem a bênção porque não têm fé o suficiente ou não fizeram sacrifício suficiente, como disse o bispo.

Não sei qual o motivo de você vai à igreja, mas seja qual for eu vou apresentar a solução para os seus problemas. São três passos para você ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes. Não é promessa minha ou “profetada” na sua vida. É a pura reflexão sobre o agir de Deus na vida de um dos homens mais conhecidos da bíblia.

(Leiamos o Livro de Jó, Capítulo 42, Versículos do 1 ao 6 e 10)

1º PASSO – VIVER COMO JÓ VIVEU.

A introdução do livro de Jó, no capítulo 1, versículos 1 ao 5 nos mostra como Jó viveu e foi em decorrência desse modo de viver que vários eventos ocorreram na vida de Jó até ele pudesse ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes. E se nós queremos isso, precisamos aprender a viver como Jó viveu.

A bíblia nos diz que Jó era um homem integro e justo que temia a Deus e evitava fazer o mal. Em outras versões fala ainda que ele era reto. Fala ainda que a prática constante de Jó era fazer holocausto por seus filhos temendo que lá no íntimo eles tivessem pecado e amaldiçoado Deus. Jó era um exemplo para a sua sociedade, admirado pelos amigos, um pai zeloso e que agia como sacerdote em sua família.

Íntegro, reto, justo e temente a Deus esse era o perfil de Jó. No dicionário, essas palavras são sinônimas e se referem a características como a de ser perfeito, inatacável, completo, que segue sempre a mesma direção, imparcial, home virtuoso. Jó viveu como um homem virtuoso, que seguia a justiça e dedicava adoração ao Deus legítimo. Em linguagem corriqueira, Jó era um homem que não pecava. Tudo isso fazia de Jó um homem feliz e abençoado materialmente.

Esse deve ser nosso primeiro passo se desejamos ver Deus face a face e receber dele as suas bênçãos. Precisamos viver como Jó uma vida de integridade e justiça, de retidão e temos a Deus. Não adianta apenas freqüentar cultos religiosos ou fazermos caridade, temos que viver a intimidade e temor no Senhor; sermos sacerdotes em nossos lares; dedicar-nos constantemente a Deus, não para recebermos mais bênção. Mas para sermos gratos pelas que já recebemos e que a maior delas é a morte de Jesus numa cruz para nos salvar.

Temos que ser perfeitos diante dos olhos do Senhor e não desviarmos do nosso caminho. Precisamos nos apresentar santos e irrepreensíveis diante do Senhor. A palavra de Deus nos diz que sem santidade é impossível agradar a Deus. Como, pois, queremos ver Deus face a face se não nos tornar-nos santos e garantirmos acesso a Sua presença? A Bíblia também nos diz, através das palavras do Senhor Jesus, que sendo fiel nos pouco ele nos colocará sobre o muito. Como, pois, queremos o dobro de nossos bens se não conseguimos ser fieis a Ele no pouco que nos temos? Não adianta nos apresentarmos santos e bons diante da sociedade, sermos queridos e bem vistos na igreja se na nossa intimidade mentimos, fraudamos, julgamos mal, acusamos e etc.

Nosso caminhar perante o Senhor tem de ser reto. Seguir numa mesma direção é fundamental. Como queremos agradar a Deus se não conseguimos seguir por um mesmo caminho? Se somos levados por ventos de doutrina ou mudamos nossas convicções pelo que nossos amigos nos diz?

Precisamos temer ao Senhor acima de todas as coisas. Como é fácil às vezes não negarmos nosso Deus por palavras ou omissão quando enfrentamos situações em que defender o nome de Deus nos colocaria em posição difícil. É mais fácil pedir perdão a Deus por nossa falta de coragem do que resistir em defende-lo.

Temos que nos tornar inatacáveis com relação a nossa crença e fé. Isso significa viver tal forma o cristianismo que ninguém tenha nada a nos acusar no servir a Deus. Mas isso não significa que por mais justo e retos que vivamos não terá ninguém que nos acuse, pois mesmo Jó foi acusado.

O viver em integridade, santidade e retidão terá como prêmio deste mundo a acusação. Não uma acusação de nossas falhas como seguidores de Cristo, mas acusações mentirosas que nos tentarão derrubar e fraquejar. É como se o ataque do mundo refletisse a nossa santidade. Foi assim como Jó, atacado por Satanás por íntegro, irrepreensível e temente a Deus.

Viver como Jó viveu, primeiro passo rumo a ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes.

2º PASSO – SOFRER COMO JÓ SOFREU.

Do versículo 13 do capítulo 1 ao final do capitulo 2 do livro de Jó, são narradas as provações de Jó. Acusado que foi por Satanás, Jó, mesmo sendo fiel, ver sua riqueza ser consumida por uma tragédia. Suas propriedades, empregados e familiares são brutalmente tirados de Jó numa seqüência terrível. Assassinato, roubos, tragédias naturais, acidentes deixam Jó desolado.

Metade disso faria qualquer um de nós entrar em tamanho desespero que nos faria desacreditar que Deus pudesse existir. Ainda mais sendo tão temente a Ele. Mas a reação de Jó foi rasgar as suas vestes, raspar sua cabeça e prostrar-se ao chão em adoração. Suas palavras não foram de revolta ou indignação, mas de louvor a Deus. na sua dor Jó disse: “nu sai do ventre da minha mãe e nu partirei. Oi Senhor deu, o Senhor levou; louvado seja o nome do senhor!”. Jó adorou a Deus, essa foi a sua atitude.

Mas não parou por ai. Ainda insatisfeito Satanás continuou atacando e numa segunda provação Jó é afligido por terríveis feridas que cobrem todo o seu corpo. E diante da acusação de sua mulher Jó responde: “Aceitaremos o bem dado por Deus e não o mal?”.

Sofrer como Jó sofreu é o segundo passo. Isso não significa que tenhamos que passar pelos mesmos sofrimentos dele, e sim reagir da mesma maneira diante dos sofrimentos e problemas. Se queremos ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes é preciso saber sofrer como Jó sofreu. Apesar de todo sofrimento Jó não blasfemou contra Deus, Jó não se afastou de Deus, pelo contrário Jó se prostrou diante de Deus primeiro em adoração, depois questionando o seu infortúnio, mas nunca culpando. Com Jó era: na alegria adore, na tristeza adore mais.

Temos que aprender a sofrer como Jó. Quantas vezes nos por pequenas coisas nos afastamos da igreja ou achamos que Deus não está nem ai para nós. Sua indignação é com seu estado e não com Deus. Jó sabe que Deus é soberano e como tal Ele dá, Ele tira, se assim for a Sua vontade. Temos que aprender a aceitar o que Deus nos dá, seja bom ou ruim e louvá-lo por isso. Em tudo daí glória diz Sua Palavra. Tudo vem Dele, para Ele e por Ele diz as Escritura, portanto para ele seja toda a glória, inclusive a do sofrimento.

Jó debate com Deus na sua perspectiva humana e como nós fazemos muitas vezes, não conseguia compreender como um justo poderia estar naquela situação em que ele se encontrava enquanto os ímpios desfrutavam prosperidade e saúde.

É preciso saber que Deus tem um propósito em tudo o que ele faz. Que na sua infinita sabedoria Ele concede dons e talentos, alegrias e prosperidade, mas também dor e sofrimento, e que tudo isso tem um objetivo.

A Palavra de Deus nos ensina ainda, que não há mal algum que nos assalte que não possamos superar. Não a sofrimento nenhum qual não possamos superar, principalmente quando Deus está do nosso lado.nos momentos de maior angústia ele nos carrega nos braços.

Precisamos reconhecer a soberania de Deus como Jó reconheceu. Saber que em tudo o Senhor tem um propósito. Aprender aceitar o bem de Deus e o mal também. Afastar de nós todos aqueles que, como a mulher de Jó, na nossa maior dor e sofrimento nos aconselha a deixar nossa integridade, amaldiçoar Deus e morrer.

Se queremos ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes é preciso aprender a sofrer como Jó sofreu, sem se afastar da retidão, da justiça, do amor e compaixão de Deus. É saber dar graças pela dor.

3º PASSO – CRER COMO JÓ CREU.

Na sua dor Jó recebe amigos que tentam consolá-lo. A maior parte do livro de Jó são os diálogos entre Jó e seus amigos. Nesses diálogos, Jó muitas vezes queixa-se com Deus sobre o seu estado de uma forma que escandalizava seus amigos. Mas enquanto estes falavam as coisas certas sobre Deus, Jó falava com Deus. Na sua angústia já coloca em Deus todas as suas dores, dúvidas e temores.

O terceiro passo para ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes é crer como Jó creu.

Tiago em sua carta faz referencia a Jó como sendo um homem perseverante, paciente. Mas essa paciência não diz respeito à passividade de Jó, pelo contrário. Como já disse, Jó queixava-se com Deus, em alguns momentos parecia brigar por conta do seu estado. Encontramos um Jó indignado, mas não revoltado com Deus. Em suas constantes queixas Jó persevera na verdade de que ele não cometeu pecado contra Deus. Jó não consegue compreender o complexo propósito de Deus está além de suas ações ou omissões.

Jó, na sua luta com Deus, falando-Lhe abertamente sobre seus medos, dúvidas e dores, mostra como o seu relacionamento com Deus é vivo, ao contrario de seus amigos que são doutores na lei, mas vivem um fé morta e arrogante.

Jó no seu sofrimento não imputa a Deus culpa e não aceita a acusação de que está sofrendo por causa de seu pecado, pois ele sabe que é justo diante de Deus. Mas mesmo imaginando que Deus está irado com ele, ainda crê que Deus é justo e que proverá um Redentor.

Crer como Jó creu é saber que tudo o que acontece na nossa vida é vontade de Deus. Que nenhum de nossos cabelos cai sem que Deus saiba. É saber que a vontade do Senhor é soberana e perfeita e que no fim de tudo quem permanece do Seu lado será vitorioso.

Crer como Jó creu não é apenas ter conhecimento sobre a Palavra de Deus, é vive-la de fato e de verdade; crer como Jó creu é saber que mesmo no sofrimento Deus está agindo em nossas vidas, seja nos usando para algo maior ou nos preparando para algo especial.

Crer como Jó creu é não desesperar-se, mas buscar a face do Senhor com mais intensidade, prostrar-se diante dele e mesmo com os olhos cheios de lágrimas tentar ver as maravilhas que Deus criou; é, mesmo reclamando, queixando-se, brigando com Deus, colocar nele as angústias e temores.

Crer como Jó creu é por nele e somente nele toda a esperança. Não são os homens ou seu poder, suas posses ou riqueza, status ou influência que irão resolver nossos problemas; é clamar a Deus por justiça e não por dinheiro; é buscar nele o conforto mesmo estando no pó e na cinza; é esperar dele a vida, mesmo desejando morrer.

Crer como Jó creu é saber que acima de tudo Deus é Deus e não há outro alem Dele. E que Nele, somente Nele temos esperança, vida e redenção.

Conclusão.

Para finalizar, se você ainda não viu Deus face a face, não viu o seu agir sobrenatural e espera ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que agora, olhe para o exemplo de Jó. Aprenda a viver como Jó viveu (em retidão e temor ao Senhor), a sofrer com Jó sofreu (adorando e prostrando-se diante do Senhor) e a crer como Jó creu (colocando no Senhor suas angústias e temores e esperando Nele sua redenção).

A história de Jó não parou no sofrimento. Jó, ao passar pelos três passos pode ver Deus face a face, ver o seu agir sobrenatural e ter seus bens e propriedades duas vezes mais do que tinha antes. Jó compreendeu que o Senhor, no Seu santo trono é soberano e recompensa aqueles que são fieis e que Lhe pertencem, apesar dos tempos de aperto e dor. Aprendemos com Jó que ele sofreu não porque era o pior dos homens, mas porque era um dos melhores.

A sua e aminha dor, irmão, não faz de nos pessoas piores ou menos importantes que aqueles que prosperam ou que manifestam dons espetaculares. Mas nossas dores e angústias fazem parte do agir de Deus na nossa vida. Importa saber que ele é soberano, que tudo está sob o seu controle e que nada faltará a aqueles que Lhe são fieis.

Mas se mesmo assim você ainda quer ter dons especiais ou prosperidade financeira sigas os três passos de Jó e veja que maravilhas Deus pode fazer na sua vida, pois assim foi com Jó e será com todos que se comportarem como ele. Pois a palavra de Deus é digna de confiança e fiel e não pode negar-se a se mesma.

Que Deus nos abençoe a todos e ajude a compreender o seu propósito em nossas vidas. Amem!

1 comment:

Lalá said...

Igreja em células, isso é piada amado, favor ler resolução da AG sobre isso, e mais esse simbolo do Mda em cima do da IPIB não está legal. No minimo desrespeitoso.