IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE PENDÊNCIAS


Wednesday, July 15, 2009

SE VOCÊ NÃO PODE MUDAR O MUNDO, MUDE O MUNDO EM VOCÊ.

Rm. 12.1-2

Nos últimos anos o mundo progrediu extraordinariamente. De passivo e estático se transformou em algo extremamente dinâmico; um progresso que revolucionou todos os setores da vida. Porém, com isso, o homem moderno passou a se julgar um superdeus, não havendo mais sentido para Deus existir.

Amigos e irmãos, o mundo evolui, transforma-se sob todos os aspectos, mas isso não é motivo para negar a grandeza infinita de Deus, que se manifesta em todo o universo e no coração de cada pessoa, que move seu Espírito continuamente promovendo-nos como pessoas, transformando nossas vidas, ajudando-nos a crescer e a viver para o seu louvor.

O homem, quanto mais corre, quanto mais conquista, mais acumula dores e medos; vive num mundo onde mais se descobrem técnicas, mais se toma inseguro, passageiro; o novo logo já é ultrapassado, e se sobrepõe modismos sobre modismos.

Como cristão, somos resgatados deste mundo que mais parece um torvelinho onde o homem perde o sentido da vida, e recebemos uma nova vida, fruto de um sacrifício de sangue e sustentada pelas misericórdias de Deus; somos transformados e passamos a fazer parte de um único povo de Deus. Assim resta-nos louva-lo, dedicar agradecidamente todo o nosso ser em uma adoração apropriada que é o nosso culto racional, termos uma atitude mental determinada e remodelada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito, e não pelas modas passageiras desta época.

Como cristãos, somos ainda chamados a ser sal e luz deste mundo, manifestando a glória de Deus e sendo instrumentos de transformação do mundo que nos rodeia e que se perde em sua própria ânsia. Somos chamados a mostrar o sentido da vida a todos os que não conseguem encontra-lo.

Mas é preciso tomar cuidado, pois, às vezes, nós também somos vítimas deste mundo contraditório que distorce o plano de Deus. Temos que não ser tão atrevidos a dizer que no mundo não há êxitos, nem cegos a ponto de não vermos os fracassos. Temos que transformar o nosso mundo para sermos capazes de mostrar a humanidade que ela precisa voltar a origem: Deus. Só assim o mundo caminhará o seu ritmo normal. Nossa oração precisa ser: Senhor, santificai este meu mundo. Liberta-me do egoísmo e ensina-me a pensar nos outros, a me indignar com a miséria, a não me conformar com minha saúde enquanto muitos sentem dor. O mundo chora, desespera-se, portanto, Senhor, ilumina os meus passos, afim de que o mundo se torne melhor ao menos um pouco, por que eu passei por ele.